A adoção de normas,
modelos e padrões de qualidade têm o efeito de regular, aperfeiçoar e
estimular mercados de clientes e fornecedores, sejam eles públicos ou
privados. Atualmente, existem várias normas, modelos e padrões de
qualidade aplicáveis à padronização na produção, aquisição e gestão de
bens e serviços de TI e software, entre os quais se incluem: ITIL,
COBIT, CMMI, ISO-17799 e ISO-9001. A figura a seguir, que descreve os
elementos gerais que fazem parte do modelo ITIL, em sua versão 1.3, é
conhecida como quebra-cabeças ITIL.Considerando
as informações acima, julgue o item que se segue, acerca dos modelos
ITIL, COBIT, CMMI, ISO-17799 e ISO-9001 e suas relações.Considerando uma análise comparativa entre as formas de avaliação de aderência a processos, propostos pelos modelos COBIT e CMMI, é correto afirmar que a avaliação CMMI é fundamentada no alcance de metas por meio do exercício satisfatório de práticas, enquanto a avaliação no COBIT é embasada na auditoria da execução de práticas de controle que estão diretamente associadas ao alcance de objetivos de controle.
Certo
Errado