A adoção de normas,
modelos e padrões de qualidade têm o efeito de regular, aperfeiçoar e
estimular mercados de clientes e fornecedores, sejam eles públicos ou
privados. Atualmente, existem várias normas, modelos e padrões de
qualidade aplicáveis à padronização na produção, aquisição e gestão de
bens e serviços de TI e software, entre os quais se incluem: ITIL,
COBIT, CMMI, ISO-17799 e ISO-9001. A figura a seguir, que descreve os
elementos gerais que fazem parte do modelo ITIL, em sua versão 1.3, é
conhecida como quebra-cabeças ITIL.Considerando
as informações acima, julgue o item que se segue, acerca dos modelos
ITIL, COBIT, CMMI, ISO-17799 e ISO-9001 e suas relações.Os requisitos planejamento de sistema de qualidade, monitoramento e medição e melhoria, estabelecidos na norma ISO-9001:2000, são tratados no modelo ITIL por meio de uma abordagem conhecida pelo nome de planejamento de implementação de gerência de serviços.
Certo
Errado